sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto: ASPECTOS TEÓRICOS DA SAÚDE COLETIVA

Conceito saúde: é o completo bem estar:é a ausência de doença.
- físico
- mental
- social

e não apenas a ausência de doença ( estar saudável)

Físico = corpo
Mental= psicológico
Social = parte financeira, saneamento, trabalho, moradia, educação, cultura, trasporte, segurança, etc.

OMS - Organização Mundial da Saúde - trata-se do bem-estar social, físico e metal

Importante:

Art. 196 Constituição Federal - É direito de todose dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção, proteção e recuperação.

( é direito de todos saúde, recuperação e promoção à saúde ) isso deve ser uma garantia do governo como ação pública.

Tambellini, 1988
É um bem coletivo que é compartilhado individualmente por todos os cidadãos. Comporta duas dimensões: Individual e Coletiva

Boff, 1999 -
Saúde não é um estado, mas um processo permanente, onde o homem busca o equilíbrio do fatores que compõem sua exist6encia. Esses fatores serão à base da capacidade umana de enfrentar, a seu modo,`não apenas as situações positivas da vida, mas principamente enfrentar, de forma saudável, as fraquezas, as enfermidades, a finitude e a mortalidade. Não podemos limitar o conceito às novas tecnologias e descobertas da ciência, e pressupor um bem-estar total.

Definição

Saúde Pública- centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objectivo de organizar sistemas e serviços de saúde, actuar em factores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Não deve ser confundida com o conceito mais alto de saúde coletiva.

Saúde Coletiva- é um campo de práticas diversas socialmente determinadas, que se apoiam em diferentes disciplinas científicas, numa zona de encontro de interdiciplinas.

Lembrando: interdiciplinas: funções em comum,ações e conhecimentos( ex promover a saúde)

multidiciplinas: 1 paciênte abrange várias áreas para cegar a um bem estar.



TEXTO: QUALIDADE DE VIDA- equilíbrio das condições sociais e ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário